domingo, 30 de janeiro de 2011

Le Parkour - Um esporte diferente

 Como primeiro post oficial, mas não menos importante, temos um esporte que de certa forma  não é tão conhecido no Brasil: Le Parkour.  O nome vem de "Le Parcours" que significa: "O percurso". É conhecido também como "A arte do deslocamento" e, quem pratica esse esporte nada infantil é conhecido como Traceur (no masculino) ou Traceuse (no feminino). Inventado por um desportista frânces, Le Parkour se torna diferente de qualquer outro esporte pelo simples fato de não haver regras, nem time, ou qualquer outra coisa parecida, possibilita melhor conhecimento do corpo humano e da mente e, assim como as artes marciais são uma forma de luta, o Parkour seria mais apropriado para a fuga.
 Quem pratica o Parkour procura a liberdade, faz todo e qualquer movimento possível mas, é claro, só faz os movimentos quando tem a certeza de que vai funcionar. Seria patético alguém procurando a liberdade romper a lei, e ir parar na delegacia, ou até então se machucar e ir parar no hospital.
 O traceur, ou a traceuse, não saem correndo por aí e pulando de um lugar pro outro, nada disso. Eles procuram um local cheio de obstáculos (tanto naturais, como pedras e árvores, quanto feitos por humanos, como muros e grades) e se movimentam por eles calculando cada e qualquer passo que der. Os praticantes desse esporte, quando se referem à ele, criam uma categoria própria dizendo: "Parkour é Parkour!".
 Embora seeja muito fácil de se praticar, por ser apenas nécessário andar e corrar e, transpor objetos seja seu aperfeiçoamento, nem todos são capazes de praticar o Parkour. Ninguém pode sair por aí fazendo "coisas estranhas" aos olhos de qualquer um que não entende do assunto e ir para o hospital (porque é o que acontece com muitos jovens). As pessoas acham que, só por ter visto algo parecido na televisão ou internet, podem sair praticando por aí. E isso é errado!
 Se quiser ser um praticante desse esporte super revolucionário, procure alguma Associação Oficial do Parkour e saiba mais sobre esse assunto.
                                                                        Grato pela atenção - Renan Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário